quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Fechamento Setembro/17 e uma leve reflexão sobre o tempo (na visão de um gastador)!!

Carteira


Ás vezes me bate uma tristeza de não ser mais ousado na hora de investir. Pra resumir, este mês minha carteira total rendeu 0,9%, o que não é ruim... o ruim é o que representou cada parte, a renda fixa me rendeu pífios 0,51% e a renda variável 8,57%!!! Tudo bem que foi um mês atípico na Bovespa, mas mesmo assim, preciso diversificar mais meus investimentos, URGENTE!!!





Este mês (de setembro) diminuí meu aporte, R$ 3.200,00, bem próximo da minha meta mínima, mas há uma justificativa mais embaixo, rsrs!!!

Minha meta para os próximos meses é tentar aportar uns R$ 4 mil. Meta mínima de uns 3k e meta ousada de 5k. Espero chegar a pelo menos 150k até o fim do ano (160k meta desafiadora).


Quanto vale o tempo (na visão de um gastador)!

Pra variar um pouco os temas aqui da minha atualização mensal, vou refletir um pouco sobre tempo x dinheiro!!!

Para não alongar muito em questões filosóficas, vou exemplificar em dois casos práticos (um deles foi o motivo da diminuição do meu aporte este mês e o outro é o motivo da diminuição do meu aporte todos os meses, rsrs!). 

Conto 1 (*baseado em fatos reais):


Como passatempo, eu gosto muito de jogos eletrônicos, principalmente futebol (Fifa). Pra tentar economizar dinheiro, comprei o Fifa 17 pra PC (que estava em promoção). Instalei em meu notebook, que não é ruim, mas não eh um notebook gamer. Aí tive que diminuir todas as configurações para o mínimo possível, e jogar na tela de 14".

Nas configurações mínimas o gráfico fica quase assim, rsrs!!

Aí me bateu uma questão filosófica: "Estou gastando meu tempo de diversão (que já é mínimo) jogando Fifa em condições precárias. Será que não vale a pena eu "investir" em um PS4 e gastar esse tempo com mais qualidade?"... Sei que parece desculpa de gastador, mas filosoficamente falando não estou tão errado, rsrs. Então fui lá e comprei meu tão sonhado PS4 (e logo depois o Fifa 18). 


Este é um exemplo quase esdrúxulo sobre "Quanto vale o tempo", mas ilustra bem a questão da qualidade do nosso tempo livre. Abaixo está outro exemplo que cabe no mesmo tema!!!

Conto 2 (*baseado em fatos reais):

Outra coisa que gosto de fazer no meu tempo livre é ir pra academia (umas 6 vezes por semana, 1h por dia). Ou seja, é bastante tempo que eu passo lá. Quando eu era mais novo e tinha pouco dinheiro, ia nessas academias de bairro, bem pequenas, com aparelhos antigos e frequentadores estranhos.

Academia do meu bairro (imagem meramente ilustrativa)
Logo que passei a ganhar mais, umas das primeiras coisas que fiz foi me matricular numa academia "Top" (no linguajar da galera "Topzera" da academia "Top", rsrs). E posso dizer que um ambiente melhor faz toda a diferença no seu treino, principalmente no ânimo pra ir lá!!! É melhor do que qualquer pré-treino que existe por aí, rsrs!!! Foi depois disso que comecei a ver uma evolução do meu corpo. Claro, que também tem toda a questão da alimentação e descanso, mas aí já é outro tema.

Academia "Topzera"!!

Então, apesar desses casos parecerem bem rasos, eles servem para refletir sobre o dinheiro gasto (ou não) para nos satisfazermos em nosso tempo livre.

A questão que fica pra mim é: "Será que vale a pena gastar para ter acesso a diversão com mais qualidade ou é meu lado fanfarrão me boicotando de novo!!!"

Abraços!!!

ZeroUm

2 comentários:

  1. 01 Fanfarrão... Sucesso no empreendimento FIFA 18
    Pense que você investiu em algo que gosta... Já passei pelo mesmo dilema e acabei com um PS4 sob meus domínios.
    A longo prazo pode ser recompensador: jogando em casa, vc não estará gastando em baladas, bares, comendo algum engordífero, tomando açaí, etc...

    ResponderExcluir